ENEM 2017: Inscrição e Local de Prova

Inscrição ENEM 2017 – O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como avaliador de conhecimento de estudantes do antigo Segundo Grau, avaliando seu conhecimento através de quatro provas em dois dias de exame, e serve também como critério de seleção em várias universidades do Brasil (e algumas do mundo), sendo utilizado como complemento ou substituindo o vestibular nessas instituições.



A Sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a formação dos estudantes brasileiros depois de concluírem o ensino médio. O exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e nesse ano, as provas estão previstas para acontecer nos dias 24 e 25 de Outubro.

Com isso, é possível saber como anda a média geral da educação brasileira por região e escolas, fazendo um perfil educacional tanto dos alunos quanto das instituições de ensino. Podendo saber assim quais são as melhores e piores escolas do país, a partir de seus desempenhos. O ENEM 2017 vem se aproximando e com ele o sonho de milhões de brasileiros que desejam, através do exame, conseguir uma bolsa integral em alguma instituição de ensino superior público ou privado.

Inscrição ENEM 2017

A realização do exame é muito importante para quem quer ingressar em uma instituição de qualidade, pois além do estudante poder conseguir uma bolsa integral caso tirar uma boa nota, o ENEM 2017 Resultado poderá ser utilizado em programas como o ProUni e, como mencionado acima, como critério de seleção em mais de 500 universidades no Brasil – o que poderá garantir ao aluno descontos e condições mais favoráveis.

Inscrição ENEM 2017

O ENEM também pode ser utilizado para aqueles que não tiveram tempo de concluir os estudos e desejam terminar o ensino médio. Ao se inscrever, basta marcar a opção desejada e continuar com o cadastro. A inscrição ENEM 2017 acontece exclusivamente na web. O estudante acessa o site do INEP e através de um sistema, realiza sua inscrição informando todos os dados necessários, como nome completo, data de nascimento, endereço e outras informações importantes.

Nessa parte, é possível selecionar se você deseja utilizar sua nota para conseguir ingressar em uma instituição de ensino ou deseja utilizá-la como parâmetro para concluir o Ensino Médio. Feito a escolha, não será possível alterá-la.

Como se inscrever no ENEM 2017

Depois de divulgada a data, o próximo passo é acessar a página oficial do exame através do endereço enem.inep.gov.br e clicar na página do participante e, finalmente, realizar sua inscrição ENEM 2017, no mesmo site é possível realizar a consulta gabarito ENEM 2017. As inscrições geralmente são abertas no início do ano e para 2017 é muito provável que comecem a partir do final de janeiro / início de fevereiro e se estenda até o início do segundo semestre.

Inscrição ENEM 2017

Os documentos necessários para se inscrever ENEM são:


  • RG ou algum documento original com foto;
  • CPF;
  • Algum comprovante de residência.

Caso o estudante tenha sido roubado e/ou perdido sua carteira de identidade, é possível apresentar o B.O na hora da realização da prova em substituição ao documento original.

Taxas e Isenção

No final da realização da inscrição ENEM o aluno poderá se declarar isento e com isso não pagar taxa. Nesse ano, o valor foi de 64 reais, preço justificado pelo Governo em resposta ao grande número de inscritos no programa que acabam não indo realizar as provas, tirando a vaga de quem não conseguiu a oportunidade.

Qualquer pessoa pode se declarar isenta, porém a prática só é indicada para quem realmente não tiver condições de pagar a taxa. Caso a pessoa se declara incapaz de pagar pelo exame e for descoberta a “fraude”, essa pessoa não poderá realizar qualquer tipo de exame público e isso vale para os concursos públicos também.

O que fazer após as inscrições ENEM ?

Depois de ter concluído sua inscrição ENEM 2017, o próximo passo é imprimir o boleto e ir até os Correios ou uma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e realizar o pagamento do mesmo até o limite estipulado. Feito isso, dentro de poucos dias seus status de pagamento estará confirmado em seu painel de inscrição e isso oficializa seu ingresso no ENEM.

Inscrição ENEM 2017

Caso você não esteja se preparando em algum curso preparatório, a dica é buscar por videoaulas aulas no youtube e estudar os exames dos anos interiores, além de baixar apostilas gratuitas e todo material de estudo que você encontrar pela frente para fazer uma boa prova do ENEM 2017 e garantir sua vaga na universidade.

Local de Prova ENEM 2017

O local de provas ENEM foi divulgado a partir do meio de Setembro e o aluno poderá conferir onde serão aplicadas suas provas no mesmo painel onde realizou sua inscrição. O cartão de confirmação está disponível na Página do Participante e para saber aonde você realizará as provas nesse ano, basta acessar enem.inep.gov.br (mesmo portal eletrônico onde você irá consultar o resultado ENEM 2017).

Inscrição ENEM 2017
Você já sabe qual é o local de prova ENEM 2017 onde você fará o exame esse ano? Está se preparando para se inscrever no ENEM 2017? Faça um comentário e conte aí pra gente!

Avalie este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *