ENEM 2017 – Prova e Gabarito


É disponível no site do Participante, página do INEP direcionada para inscrição ENEM 2017, o local onde serão realizados as provas do Exame Nacional do Ensino Médio assim como a data e outras informações importantes a respeito de sua inscrição.


A notícia só aumenta a ansiedade dos quase 8 milhões de brasileiros inscritos para realizar as provas neste ano. Os estudantes buscam através do exame uma chance de ingressar em uma instituição de ensino superior de ensino, e assim se graduar através do curso desejado.


Através de cursinhos intensivos, videoaulas, provas e gabaritos das edições passadas e até professor particular, os brasileiros encontram várias formas de se prepararem e estarem aptos a conseguirem um bom resultado ENEM 2017 nos dois dias de prova que acontecerão no final do mês.

Prova do ENEM 2017

O ENEM 2017 é um exame realizado pelo Ministério da Educação com o intuito de mensurar o grau de qualidade da educação brasileira, traçando assim um perfil das escolas e de suas respectivas regiões, utilizando as notas do exame como parâmetro principal.

ENEM 2017

A importância de tirar uma boa nota são várias, desde concorrer a vagas nas instituições públicas e privadas de ensino superior mais renomadas do país, até para utilizar a nota do exame como parâmetro para ingressar em universidades.

Diversas instituições aceitam o resultado da prova como critério de seleção, muitas vezes oferecendo bolsas de estudo de acordo com o seu desempenho. Como isso se aplica? Por exemplo, com sua nota do ENEM 2017 não é necessário realizar provas/vestibular para ingressar em centenas de instituições brasileiras e algumas internacionais.

ENEM 2017

Segue abaixo uma lista dos assuntos que mais aparecem nas questões do exame, por matérias. E que provavelmente cairá na prova do ENEM 2017.

Português: Interpretação de Texto, Gêneros Textuais, Norma culta x popular, Modernismo, Gramática, Variação Linguística e Funções da Linguagem;

Matemática: Geometria, Cálculo Simples, Interpretação, Porcentagem, Inequações, ângulos e Triângulos, Poliedros convexos, Probabilidade;

Química: Química Ambiental, Equilíbrio Químico, Transformações Químicas, Cálculo Estequiométrico e Química Orgânica;

Física: Energia, Termologia, Hidrostática, Ondulatória e Cinemática;

Biologia: Fisiologia / Corpo Humano, Ecologia, Genética/Evolução, Meio Ambiente e Água;

História: Brasil República, Idade Antiga, Idade Média, Era Vargas, Brasil Império, Idade Moderna, Idade Contemporânea, História da América, Brasil Colônia;

Geografia: Meio Ambiente, Clima, Modernização de Campo, Desenvolvimento Industrial, Migração, Geografia Econômica, Questões socioambientais;

Redação: possivelmente: Imigração, Violência contra professores, Cyberbullying, Situação Econômica do País, Valor do dólar, Corrupção.

Gabarito ENEM 2017

O gabarito ENEM 2017 muito provavelmente será lançado de 03 a 07 dias após a aplicação dos exames. É possível consultá-lo na própria página do participante, e com isso dá para se ter uma ideia como foi seu desempenho nas provas. O gabarito é uma “carta” que mostra a resposta correta de todas as questões, e é consultado pelos alunos para se ter uma base de suas notas antes do ENEM 2017 resultado oficial sair.

Saiba as respostas do caderno AMARELO:

Gabarito Enem 2017

Corrija agora as resposta do caderno BRANCO:

Gabarito Enem 2017

Confira as respostas do caderno AZUL:

Gabarito Enem 2017

Veja as respostas do caderno ROSA:

Gabarito Enem 2017

Antes de ser liberado o MEC envia um comunicado; depois do anúncio, o participante deverá acessar o Painel do Participante para fazer o download do gabarito do ENEM.

Como se preparar para a prova do ENEM

A forma de se preparar mais praticada pelos brasileiros é a realização de cursinhos preparatórios, tanto os particulares quanto os gratuitos, geralmente ministrado por professores universitários para um grupo de estudantes. É possível encontrar diversos cursos preparatórios para o ENEM 2017 em sua região, basta dar uma buscada no Google para encontrar alguns resultados.

ENEM 2017

Outra forma muito eficiente de estudar – e gratuita – é assistindo videoaulas no youtube. Muitos professores – alguns muito renomados – de cursos preparatórios dão aulas gratuitas de diversas matérias, todas focadas em questões do exame. Canais como o Descomplica e o O Enem 2017 oferecem um vasto conteúdo gratuito, abordando diversos assuntos a respeito do exame, ensinando matemática, física, química, biologia, português, redação, enfim, praticamente tudo que quem vai realizar as provas precisa saber.

Não esqueça de fazer a consulta do local de prova ENEM 2017 antecipadamente para que não exista problemas no dia da realização. Veja abaixo as provas anteriores do ENEM para que você resolva as questões e aprenda o padrão de conteúdo do mesmo, ao lado tem o gabarito ENEM das provas.

2014

2013

2012

2011

2010

2009

Uma dica bastante importante para quem está se preparando pro ENEM 2017 e não quer fazer feito é praticar, e MUITO, a prática de escrever e desenvolver redações. A nota da Redação tem um peso muito importante na avaliação final, portanto obter uma boa avaliação é essencial para aqueles que desejam ingressar em um curso muito concorrido, por exemplo.

Objetos e Documentos Necessários para fazer a prova do ENEM

Quando for fazer a prova do ENEM o estudante deverá apresentar um documento original com foto. Caso você não esteja com seu RG, por exemplo, qualquer outro documento que possua foto será válido na hora da apresentação, tal como Carteira de Trabalho, CNH ou Certificado de Reservista.

ENEM 2017

É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta. Outras cores podem causar problemas na hora da leitura do gabarito ENEM 2017, por isso a caneta de cor preta é recomendada na hora de responder as questões. Não esqueça disso pois caso você esquecer sua caneta em casa, além de correr o risco de perder a chance de realizar o exame, ainda poderá perder um dinheiro na mão dos vendedores de caneta que estarão na porta, cobrando uns 10 reais por peça.

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário