RESULTADO ENEM 2017 – Veja como Consultar

Resultado ENEM 2017 – Já está chegando o dia da realização das provas do ENEM e com isso milhões de jovens brasileiros estão se preparando (e muitos já estão preparados!) para a realização dos exames, com o intuito de conseguir a tão sonhada vaga nas melhores instituições públicas e privadas de ensino superior.



As notas do ENEM sempre geram muita ansiedade nos participantes e isso pode ser notado especialmente através das redes sociais, que se transformam quando a divulgação do ENEM 2017 resultado do exame vai se aproximando. É por meio das redes, também, que é possível acompanhar e saber o exato momento em que as notas estarão disponibilizadas através do órgão da instituição.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio provavelmente serão divulgados a partir do meio de Novembro, e nesse artigo você saberá todas as informações necessárias para acompanhar o resultado e conferir suas notas do ENEM 2017.

Resultado ENEM 2017

O resultado ENEM é divulgado primeiramente no site do INEP e com isso vários portais de comunicação como UOL, G1, Terra e IG divulgam a notícia. Com o resultado, milhões de brasileiros acabam compartilhando esses artigos em suas redes sociais e isso quer dizer que: quando o resultado for divulgado, será possível ser “avisado” por praticamente todos os cantos da Internet.

Resultado ENEM 2017

Logo após o disponibilização do gabarito da prova do exame nacional do ensino médio, são divulgadas as notas geralmente de 10 a 30 dias após a realização dos exames, sendo muito provavelmente liberas no final do mês de Novembro / início de Dezembro. Assim que o resultado for divulgado o participante deverá acessar o site do INEP (mesmo site onde é possível localizar o local de prova ENEM 2017) e logar no sistema para saber como foi o seu desempenho em cada matéria exigida pela prova do ENEM 2017.

Para que assim você possa fazer o calculo das suas notas e sabe se vai passar na tão sonhada instituição. Por isso geralmente é o motivo de tensão para todos os candidatos que realizaram o exame, pois pode ser bastante feliz para uns enquanto extremamente frustrante para outros.

Consultar Resultado ENEM 2017

A prova do ENEM 2017 acontece no final de Outubro e os resultados, por sua vez, só são divulgados lá para o final de Novembro. Após a realização do exame é indicado que o estudante vá consultar o gabarito e, também disponibilizado para download na Página do Assinante, sistema onde você efetuou a inscrição, impressão do boleto e da carta de confirmação.

Com o gabarito ENEM 2017 em mãos é possível ter uma noção de sua nota final, caso você conseguir se lembrar das respostas que informou nas centenas de questões presentes nos dois dias de prova.

Após realizar a prova, o próximo passo é ficar de olho nas redes sociais (a melhor maneira de saber rapidamente!) e no portal do INEP, onde será divulgado o link para a consulta no sistema de suas notas. Geralmente a página do Resultado ENEM 2017 é a citada abaixo. Na mesma página é possível também consultar resultados dos anos anteriores.

Resultado ENEM 2017


Para isso, siga os passos abaixo:

O que fazer após o resultado ENEM ?

É possível realizar uma série de aplicações para os resultados do seu exame, desde a ingressão em universidades públicas (através do Sisu), descontos em instituições privadas de ensino superior, concluir o ensino médio, etc. Caso o seu desejo seja ingressar em uma instituição pública de ensino superior, o próximo passo é se inscrever no Sisu.

Resultado ENEM 2017

O Sisu – Seleção Unificada – é um sistema de ingressão universidades públicas e para conseguir uma bolsa através do programa é muito fácil. As inscrições abrem duas vezes ao ano, em Janeiro e no final de Junho, geralmente. Ao realizar o login com as mesmas informações do Painel do Participante do ENEM, o sistema fará uma seleção das instituições disponíveis para o estudante de acordo com seu resultado na avaliação. Quanto maior for sua nota maior também serão as chances de conseguir ingressar na instituição desejada, especialmente se o curso possuir uma concorrência elevada.

As inscrições do Sisu são divulgadas primeiramente no portal do Ministério da Educação e em seguida veiculada em centenas de portais brasileiros de notícias e informações, o processo seletivo do Sisu é diferente da inscrição ENEM 2017. Você poderá utilizar as notas do ENEM 2015 para se inscrever no Sisu 2016, onde as inscrições deverão ser abertas na primeira quinzena do ano que vem.

Como usar o resultado do ENEM para ingressar nas universidades

Mais de 500 universidades públicas e privadas aceitam o ENEM 2017 como critério de seleção, substituindo seus processos seletivos habituais, vestibulares, etc. O resultado do ENEM pode ser aplicado também para conseguir uma bolsa integral a partir do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou então conseguir um financiamento no FIES, programa criado para financiar a graduação de estudantes em universidades particulares.

A nota do ENEM 2017 é, literalmente, o passaporte para o futuro do participante, tendo diversas aplicações distintas para o ingresso de centenas de instituições de ensino superior. Agora que você já sabe como visualizar o resultado do Enem através do site da instituição. Não esqueça de fazer o seu calculo e ver em qual faculdade você poderá se ingressar. Boa Sorte!!

RESULTADO ENEM 2017 – Veja como Consultar
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *